A Virgínia Ocidental é um dos 50 estados pertencentes ao EUA, cuja capital é a cidade de Charleston. Recentemente, na última terça-feira, 6 de agosto de 2018, essa província ganhou espaço nas manchetes do jornalismo mundial ao anunciar a primeira iniciativa para um sistema de votação eleitoral móvel no país. Além disso, foi anunciado que a tecnologia será fundamentada nas bases do sistema Blockchain.
Um sistema de votação móvel não seria novidade apenas nos Estados Unidos, mas sim em todo o contexto mundial atualmente vivido. Apesar de parecer apenas mais um supérfluo do avanço tecnológico, o principal objetivo do projeto e a motivação para que fosse criado é permitir que as eleições englobem também os militares das tropas americanas que têm servido no exterior.
O aplicativo está sendo desenvolvido sob comando da Voatz Voatz, uma startup americana de tecnologia. Segundo declarações oficiais, o início dos testes para o projeto foram iniciados em maio desse ano, no qual foram selecionadas apenas algumas tropas, alojadas nas regiões de Harrison e Monongalia. Os resultados foram bem sucedidos e agora pretende-se ampliar o uso do recurso para novas tropas, de modo que seja possível atingir as eleições federais de novembro.

A tecnologia blockchain permite que haja o armazenamento descentralizado e codificado de dados eleitorais, garantindo que o procedimento seja tão seguro quando a votação por cédulas. Além disso, é utilizado um sistema de reconhecimento facial para realizar uma identificação dos eleitores compatível com os dados já existentes do governo.

Contudo, o projeto vem sofrendo com uma série de críticas que se fundamentam, principalmente, na abertura para fraudes nas eleições relacionadas com hackeamentos e falhas de sistema. O principal argumento mencionado é a dificuldade de manutenção da ordem das eleições sem a existência de registros físicos, como anteriormente realizado com o uso de cédulas.

Vale lembrar que, apesar da implantação da medida, os eleitores que desejarem ainda poderão realizar seus votos por meio do método convencional.

Deixe um comentário

COMPRE BITCOIN COM REALAmefuri Blog -