As criptomoedas são um assunto que provocam posicionamentos bastante controversos diante de sistemas de governo espalhados por todo o mundo. Há aqueles que enxergam grande potencial de crescimento para sua economia, enquanto outros apenas visualizam uma ameaça de segurança pública gerada pelo anonimato das transações desse sistema.

Esse último caso mencionado pode ser uma representação do posicionamento tomado pelas entidades governamentais do Vietnã, que têm apresentado forte tendência restritiva nos últimos meses. Sua mais recente medida, por exemplo, foi a criminalização do uso de criptomoedas por empresas do setor financeiro do país. Além disso, também foram passadas algumas recomendações que aconselham que toda a indústria do Vietnã evite práticas com engajamento em criptografia.

Tais práticas incluem, principalmente, a realização de transações e serviços que envolvam o exchange de criptoativos. Um dos principais pontos citados pela Comissão de Valores Mobiliários do Vietnã, responsável pela declaração, foi a preocupação com práticas ilegais como a lavagem de dinheiro. Para reforçar as considerações, foram mencionadas leis especificas do país a respeito das atividades ilegais citadas.

Apesar desse pronunciamento ter surgido apenas na última quinta-feira, 26 de julho de 2018, é possível dizer que se trata apenas de uma espécie de ultimato, visto que alertas desse tipo vêm sendo realizados desde meados do mês de maio de 2018. Vale lembrar também que o uso de criptomoedas para pagamentos é proibido no Vietnã desde o mês de outubro de 2017.

Aos poucos, o Vietnã está se tornando um território cada vez mais hostil para a indústria de criptoativos, na maioria das vezes, em todos os seus setores de atuação. Ainda nesse mês de julho, uma proibição temporária foi lançada contra a importação de equipamentos que tinham como finalidade minerar criptomoedas. Gradativamente, as instituições locais estão trabalhando em novas restrições para o setor, com o principal objetivo de desacelerar o crescimento da economia cripto.

Deixe um comentário

COMPRE BITCOIN COM REALAmefuri Blog -