O Banco de Reserva da Índia, também conhecido como RBI, sofreu com um embargo recente realizado pelo governo diante de suas transações baseadas em criptomoedas. Tal proibição teve início em abril de 2018, quando foi anunciado que os bancos locais haviam sido proibidos de prestar qualquer serviço à empreendimentos que trabalhassem com as moedas digitais criptografadas.

Essa foi considerada uma medida emergencial, que teve como principal objetivo proteger a segurança pública da Índia. A medida se manteria em vigor até que uma próxima audiência formal fosse realizada, inicialmente agendada para este mês, julho de 2018. Contudo, as instituições responsáveis pelo processo decidiram adiar a audiência até setembro desse mesmo ano.

No entanto, a medida apenas passou a afetar os usuários desse sistema a partir de 5 de julho de 2018, o prazo máximo exato para encerramento dos serviços. Tanto as grandes instituições quanto seus clientes têm se mostrado bastante confusos quanto ao posicionamento do governo sobre o tema, com isso, a apreensão por pronunciamentos mais recentes está se tornando a cada dia maior, gerando até mesmo certa pressão às entidades públicas.

A proibição ainda mal chega perto de ser efetivada, visto que representantes de instituições indianas anunciaram também que existe a possibilidade de substituí-la por uma nova categorização das criptomoedas, na qual seriam tratadas e regulamentadas como uma mercadoria comum. No caso de concretização dessa alternativa, os bancos e a indústria criptográfica poderiam ser melhor estimulados, mesmo que com algumas restrições.

De maneira geral, a Suprema Corte indiana, responsável pelo processo, não está sendo totalmente autoritária, visto que tem se mostrado extremamente aberta a receber novas petições sobre o assunto. Adiar a audiência demonstra que há uma preocupação em aplicar medidas justas e que não causem impactos negativos sobre a economia e até mesmo sobre a popularidade do governo e suas ações em território nacional.

Deixe um comentário

COMPRE BITCOIN COM REALAmefuri Blog -