Desde que os criptoativos passaram a ser amplamente valorizados, originando um novo setor para a economia mundial, foi necessário que países espalhados por inúmeros continentes decidissem o posicionamento oficial a ser tomado, visto que esse se trata de um recurso descentralizado e desvinculado de quaisquer iniciativas privadas. Assim, foram levantados inúmeros pontos a favor e contra o desenvolvimento desse recurso, de modo que fossem estabelecidas as condições adequadas com a política de cada governo.

Alguns países se mostraram bastante favoráveis, podendo ser evidenciado o seu interesse em desenvolver políticas que estimulassem o setor e a economia nacional, como foi o caso de Malta, que atualmente busca se tornar um paraíso para a criptografia. Enquanto isso, no caso da Índia, embora os estudos da tecnologia blockchain tenham sido bastante estimulados, uma certa polêmica foi originada quando os representantes do país anunciaram a possível proibição geral das moedas digitais.

Uma das maiores preocupações do governo está relacionada com o anonimato que oferece o sistema de criptoativos, de modo que identificar de onde o dinheiro está vindo é uma tarefa cada vez mais difícil. Essa característica oculta é o que abre espaço para que as moedas digitais sejam utilizadas em atividades ilegais como, principalmente, a lavagem de dinheiro e o financiamento de contrabando e terrorismo.

Sendo assim, depois de longas e intensas discussões, que incluíram uma tentativa de proibição total das criptomoedas, os responsáveis chegaram a um possível consenso, que busca tratar os ativos como commodities diante das políticas econômicas atuais. Essa adaptação permitiria uma visão mais clara para os investidores de que o governo indiano não pretende tratar as criptomoedas como moedas tradicionais, de modo que sejam legalmente implantadas como forma de pagamento.

O posicionamento sugere uma tentativa da Índia de evitar o desgaste com uma situação que possa ser passageira. Contudo, essa é uma das respostas que apenas será possível evidenciar depois de algum tempo.

Deixe um comentário

COMPRE BITCOIN COM REALAmefuri Blog -